Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Projeto AngeID

Administrador /

      O projeto AngelD, cofinanciado pela Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso internacional Ciência na Escola, tem vindo a ter reconhecimento público ao vencer a fase municipal e o 3º lugar na fase intermunicipal (entre sete municípios da região de Aveiro) do concurso Ideias de Negócio com o slogan “Nem todos os anjos têm asas… às vezes eles têm apenas o dom de te fazer sentir seguro!”.
      O projeto AngelD é da autoria das alunas do Curso Profissional Técnico de Animação Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha: Paula Cruz, Mafalda Loureiro e Marta Ribeiro. Recorrendo às novas tecnologias - Internet das Coisas – na área da saúde, as alunas apresentaram um “anjo” eletrónico para o doente com diabetes:  uma pulseira que monitoriza o corpo do paciente e, caso se verifiquem níveis críticos, envia um alerta para o smartphone associado, o qual emitirá um sinal sonoro e, em simultâneo, informações no ecrã com os procedimentos de socorro mais seguros, rápidos e eficazes. Recorrendo ao GPS e à rede GSM será igualmente enviado um aviso à pessoa indicada para contacto em caso de emergência.  
Colaboram no desenvolvimento do projeto, os alunos Edgar Silva e João Pereira, do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no desenvolvimento de um protótipo de equipamento de monitorização e alarme, baseado em Arduíno e uma App para o sistema Android, de registo e apresentação de informação do estado do paciente,  e os alunos Cláudia Ferreira, Elisabete Zhyltsova, João Ferreira e João Barbosa do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no conceito de imagem do produto e produção de conteúdos audiovisuais.
O projeto contou com o apoio da empresa “TecLife", na pessoa do Senhor Adelino Lisboa Cunha (empresa especializada na transformação e na comercialização de veículos de apoio ao socorro e à saúde) como mentora/apadrinhamento. E com muitos testemunhos de apoio que vão desde alunos, professores, médicos, enfermeiros, empresários e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Os professores Dina Pinto e Edgar Borges são os coordenadores/orientadores deste projeto.
Para acompanhar e conhecer melhor este projeto basta ir a                   

Facebook.com/AngelD2018

Visite e saiba mais!