Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Tabela Periódica

Administrador /

          A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements–IYPT 2019). O Grupo 510 de Física e Química do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, associou-se às comemorações.
          O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico pelo cientista russo Dmitri Mendeleev.  Se na altura eram 63 elementos químicos, hoje são 118.
          O Ano Internacional visa reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física e de outras áreas das ciências.
          Neste contexto, todos os alunos do Agrupamento foram convidados a participar na construção de uma Tabela Periódica Humana. Durante várias semanas, alunos e respetivos  professores de Física e Química, caracterizaram os 118 elementos químicos, o que permitiu que cada aluno personalizasse um deles. Vestidos com uma t-shirt branca ou preta foi possível ordená-los nos grupos e períodos da Tabela Periódica.
          “Verifiquem se o cartaz está direito! Levantem os braços com os cartazes para a Câmara Municipal! 1,2,3, hora da fotografia!" E, o momento foi captado!
          Esta atividade constituiu uma oportunidade para que a comunidade escolar e local pudesse refletir sobre os muitos aspetos da Tabela Periódica, incluindo a sua história, e o contributo para o desenvolvimento científico e tecnológico, que se quer sustentável, das sociedades atuais.