Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Visita de estudo a Paris - abril 2018

Administrador /

        A Viagem começou em novembro de 2016. Em forma de projeto do Clube do Empreendedorismo nas Escolas.

        A partir daí, a Caravela, Saberes Saborosos, dos Crepes aos Carolos, e os seus tripulantes, ganharam força e rumaram à aventura do Sabor com Saber e da Descoberta.
        Atravessaram “Tempestades”, “Acalmias”, dobraram o “Cabo da Tormentas”, superaram o “Adamastor”, com Sonho, Persistência, Esperança, Trabalho, deuses que combateram o “Mostrengo”. Aquele que invade os Audaciosos, os amedronta e os eleva.
         A Autonomia, a Iniciativa, a Criatividade, a Liberdade, murmuraram, quais deusas do Olimpo, subtis mas eficazes mensagens, prometendo oportunidades de os transformarem em verdadeiros “Passageiros Maiores”.
        Ao Consílio juntaram-se a Solidariedade e a Igualdade. E todas, bem juntinhas, determinaram a mais linda e emocionante determinação de que já se ouvira falar!
        Determinaram a criação de Amizade ao longo de toda esta “Viagem”. Determinaram ainda que a Tolerância, a Compaixão, a Compreensão e a Bondade seriam as ninfas inspiradoras.
        E na madrugada do dia 2 de abril, a Emoção tomou conta de todos.
        Foram concedidas asas aos “Passageiros”, para que voassem, se tornassem “Maiores”, os corações, esses, estavam pequeninos, pequeninos! “Mes chers parents, je pars, je vous aime, mais je pars…”.
        Foi um ato de Amor. E a responsabilidade dos “Tripulantes” foi proporcional a esse ato. Acreditai!
        23h, 5 de abril. Felicidade, Amor, Alívio, e mais Amor. Foi assim que as deusas e os deuses segredaram entre Abraços e Beijos e mais Abraços e Carinhos e mais Beijos.
        O grupo de “Passageiros”? “Maiores?” Cumpriu-se o que os deuses há muito ensinaram. Que qualquer grupo será composto por seres individuais, cada um com o seu ritmo, a sua sensibilidade, o seu modo de participar, de interagir. E que é na diferença, com entendimento, que avançamos. Ainda bem! Ainda bem que souberam ser um Coletivo sem deixarem de ser, cada um deles, um Indivíduo. E que assim se mantenham, “Passageiros Maiores”!

Ao lado do texto temos uma fotografia desse intrépido grupo na subida para o Sacré Coeur e ALGUMAS mais!


Un grand Merci à tous qui ont aidé les élèves à réaliser leur rêve et qui , de cette manière, ont participé à leur Parcours d 'Apprentissage. MERCI!