Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Centro Escolar de Angeja

O Centro Escolar de Angeja é uma escola pública, de construção muito recente, tendo sido  inaugurado no dia doze de junho de 2013.
Frequentam, o mesmo, mais de cem alunos distribuídos pelo Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

É um edifício onde se podem encontrar linhas arquitectónicas distintas, antigas e modernas. Foi construído preservando o edifício Tipo Plano dos Centenários, já existente, e acrescentada uma nova estrutura.

Antigo e moderno conjugam-se harmoniosamente, obtendo-se uma visão agradável do todo.

Está dividido em três pisos. No primeiro, ao qual se acede pelo portão principal de entrada, encontra-se um grande átrio, também usado como polivalente; uma receção; três salas de aula destinadas ao Pré-Escolar, nomeadamente, duas para atividade letiva e uma para as atividades de apoio à família; uma sala de reuniões; dois gabinetes de trabalho; cinco WC adaptados para crianças, adultos e deficientes, independentes uns dos outros; duas arrecadações; um arrumo e um espaço reservado para arquivo morto.

No segundo piso, ao qual se pode aceder por escadas ou elevador, encontram-se cinco salas de aula, destinadas aos alunos que frequentam o 1º ciclo; uma sala para biblioteca transformada em sala de televisão e jogos; um refeitório que serve a maioria da população escolar, dividido em quatro zonas distintas: zona de refeição, zona de confeção, zona de lavagem de louça e zona de WC destinada às auxiliares. Existem ainda, neste piso, dois arrumos e mais três WC destinados aos alunos, estando um adaptado para deficientes.

No terceiro piso encontram-se duas salas de trabalho amplas.

Todas as salas estão equipadas com mobiliário moderno e adequado à faixa etária dos alunos, computadores, impressoras e acesso à Internet. As destinadas ao 1º ciclo possuem, ainda, quadros interativos.

Dispõe de dois espaços destinados a recreio. Um, no segundo piso, para o 1º ciclo, e outro direcionado ao Pré-Escolar que se situa logo à entrada do edifício, embelezando-a. É amplo, relvado, com uma área definida apetrechada com objetos para brincar: escorrega, baloiços, balancés, cavalinhos…

É um edifício que não passa despercebido e que veio enriquecer o património da localidade.