Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Outras ofertas

Peses

Dia europeu da vítima de crime

Veja aqui o CARTAZ relativo ao tema e um DOCUMENTO a explorar sobre o assunto. Nunca é demais lembrar que há sempre vítimas em todos os crimes. E que toda a ajuda que lhes for dada pode nunca ser suficiente.

Dia Mundial da Diabetes

DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 de novembro de 2017

O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.
A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Para 2017, o tema escolhido para a campanha é:

“Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”

Os principais objetivos da campanha mundial são:
- Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle da diabetes e suas complicações.
- Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle da diabetes e suas complicações.
- Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle da diabetes e suas complicações.
- Aumentar a conscientização dos sinais de alerta da diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
- Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para a diabetes.
- Promover ações para prevenir ou retardar as complicações da diabetes.
ADAPTADO - http://www.diabetes.org.br/publico/dia-mundial-do-diabetes-2017

O coordenador do PESES
José Spínola
Consulte aqui alguns documentos sobre o tema:

   SÍMBOLO
          DIA MUNDIAL DA         
          DIABETES (Areal)

          TIPOS DE        
          DIABETES

    INFOGRAFIA 1
       INFOGRAFIA 2        INFOGRAFIA 3


      
   

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro de 2017

Cada ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro para comemorar a fundação da Organização em 1945. Neste dia são organizados eventos em mais de 150 países no mundo inteiro, tornando-o num dos dias mais celebrados do calendário nas Nações Unidas. Estes eventos promovem a consciência e a ação global em prol daqueles que sofrem de fome e apela à necessidade de garantir a segurança alimentar e uma dieta nutritiva para todos. O Dia Mundial da Alimentação representa também uma importante oportunidade para difundir uma mensagem categórica: podemos acabar com a fome na presente era e tornar- nos na Geração Fome Zero, mas é necessário que todos trabalhemos juntos para alcançar este objetivo.
O objetivo mundial de alcançar a Fome Zero em 2030 não pode ser atingido sem abordar as conexões entre a segurança alimentar, o desenvolvimento rural e a migração. Em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em Nova York, 193 países se comprometeram a acabar com a pobreza e a fome, proteger o planeta e assegurar a prosperidade para todos. Um ano depois, as Nações Unidas realizaram uma Cúpula sobre Refugiados e Migrantes em sua sede de Nova York para buscar um enfoque integral para a governança da migração. Os participantes decidiram trabalhar num Pacto Mundial para uma migração segura, ordenada e regular, que será adotado em 2018. O Pacto Mundial sobre Migração terá como objetivo abordar todas as dimensões da migração internacional, inclusive as humanitárias, de desenvolvimento e as relacionadas com os direitos humanos.
Por isso, a FAO escolheu o tema “MUDAR O FUTURO DA MIGRAÇÃO. INVESTIR NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NO DESENVOLVIMENTO RURAL” para o Dia Mundial da Alimentação 2017.
O coordenador do PESES – José Spínola

Vê aqui a RODA DOS ALIMENTOS e uma PUBLICAÇÃO da FAO