Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Educação especial

Todos temos direito de ser iguais quando a diferença nos diminui e todos temos direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.

Boaventura Sousa Santos

Vamos construir um mural em cada Jardim de Infância e escola do Agrupamento com o alfabeto da Língua Gestual Portuguesa, onde os alunos poderão registar pensamentos, desejos e intenções sobre a deficiência versus inclusão.

Vai ser a 3 de dezembro. Todos juntos faremos a diferença sem diferenças!





Perturbações de Leitura e Escrita



O Grupo de Educação Especial convida toda a comunidade docente a estar presente na formação subordinada ao tema "Perturbações da Leitura e Escrita", que será dinamizada pela  Drª. Cristina Rocha Vieira no dia 6 de abril de 2016  das 16:15H às 18:00H, na sala A15 da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Para proceder à inscrição, basta enviar os seus dados para este endereço de email (aldamelo@aeaav.pt) até 4 de abril de 2016.
Agradece-se, desde já, a sua participação.

O Grupo de Educação Especial



As docentes de EDUCAÇÃO ESPECIAL da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha convidam toda a comunidade escolar a participar na comemoração do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, a decorrer no dia 3 de dezembro. Entre outras atividades, haverá projeção de um filme durante a manhã na sala A15.

Esta comemoração tem como tema central "VALORIZAR A DIVERSIDADE É PROMOVER A DIGNIDADE"


Definição

O Grupo de Educação Especial define-se como um serviço especializado que, em articulação com outras estruturas e Serviços do Agrupamento e da Comunidade, tem como objetivo, responder às N.E.E. dos alunos com limitações significativas ao nível de atividade e participação, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente.

Objetivos

Os principais objetivos da Educação Especial são:

  1. Fomentar a inclusão educativa e social dos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente;
  2. Promover o acesso e sucesso educativo destes alunos assim como a sua autonomia e estabilidade emocional;
  3. Promover respostas pedagógicas diversificadas, escolares e de transição para a vida pós-escolar, adequadas às necessidades específicas destes alunos, numa filosofia de igualdade de oportunidades;
  4. Promover o apoio especializado aos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente de acordo com o estipulado na lei vigente.

In Regulamento Interno