Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Gabinete de Apoio ao Aluno

"Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis".
J. Norley

Objetivos

Gabinete de Apoio ao Aluno tem por objetivo disponibilizar um tempo que permita que assuntos que preocupam os alunos possam ser abordados: problemas decorrentes das relações com a família, com os amigos, com os professores, dúvidas sobre sexualidade, drogas, relações afetivas, conflitos com os pais, projetos de vida, orientação escolar, questões de natureza social, etc. O Gabinete possibilita aos alunos a oportunidade de dialogar com adultos que assegurarão abertura, disponibilidade, confiança e confidencialidade. Quando as questões colocadas ultrapassam a competência das professoras do gabinete, os alunos são encaminhados para estruturas que os possam apoiar de forma mais especializada.

No espaço de funcionamento do Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) desenvolvem-se dois projetos/serviços que funcionam de forma integrada e complementar, nomeadamente:

  • Projeto de Apoio ao Aluno (PAA).
  • Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES).

Lema

«Cativar é criar laços», como afirmou Saint-Exupéry em «O Príncipezinho».

Procuraremos estabelecer com eles laços de pertença a uma mesma comunidade que é a nossa escola e que todos queremos seja melhor, levando cada aluno a reconhecer a importância do seu desempenho pessoal para a concretização deste objetivo.

Estamos certos que, com os esforços conjugados de todos os intervenientes no processo, “O perfeito aproveitamento do dia de hoje é a melhor preparação para o dia de amanhã” (Carl E. Holmes).

Equipa

O GAA é composto por uma professora coordenadora (prof. Ângela Moreira) e por uma equipa de docentes.

O professor coordenador do GAA é responsável pela coordenação da equipa e pela ligação e articulação com outras estruturas de orientação educativa (nomeadamente, os diretores de turma, a Direção, SPO , …) e com instituições exteriores à escola (Centro de Saúde, …).

O professor coordenador efetuará um relatório anual, onde conste, entre outras, a incidência do número de situações acompanhadas, bem como a eficácia das soluções encontradas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Gabinete funcionará durante as atividades letivas, de acordo com o horário afixado no local.