Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Serviços de Psicologia e Orientação

Mindfulness


O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha vem pelo presente informar sobre a Ação de Sensibilização que se irá realizar no dia 22/03/2018, no Auditório da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha:
"Mindfulness na Educação": para Pessoal Docente e Não Docente, pelas 17:30
e
"Mindfulness na Parentalidade": para Pais/Encarregados de Educação, pelas 18:30
Tendo como Orador o Dr. João Perestrelo - Médico Interno de Psiquiatria do CH Vila Nova de Gaia -  Instrutor Qualificado de Mindfulness pela Universidade de Medicina de Massachusetts, EUA).
Ação realizada no âmbito do Estágio na Unidade de Intervenção Comunitária (UIC) - Setor 1, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga - Aveiro

Será uma enorme satisfação podermos contar com a Vossa presença nesta iniciativa.





Socorro, sou pai!


Introdução

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:

  • O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;
  • O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa;
  • A orientação escolar e profissional.

Atribuições

  1. Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.
  2. Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.
  3. Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
  4. Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.
  5. Colaborar com outros serviços, nomeadamente no apoio à celebração de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional.
  6. Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.

A Psicóloga
Rita Teles