Agrupamento
16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Para assinalar a efeméride, os professores do GR 400 – História, organizaram a exposição: A arte da cozinha nas “Casas das Rainhas” – o receituário real do séc. XVI ao séc. XIX.
Com esta atividade, os professores de História pretendiam dar a conhecer os hábitos alimentares e o receituário que caracterizou a alimentação na Corte portuguesa. Desde finais do século XVI ao século XIX, as alterações que aí os hábitos alimentares foram conhecendo, à medida que os séculos avançavam, como pelas influências introduzidas por cada rainha, que traziam das Cortes e país de origem produtos e hábitos próprios, formas diferenciadas de serviço de mesa ou técnicas culinárias, regras de etiqueta, baixelas e cerimoniais distintos.
A disponibilidade e empenho dos professores envolvidos, permitiu a quem visitou a exposição, uma “breve viagem” à Casa da Rainha D. Catarina de Áustria e apreciar receitas de ainda marcadas pelo uso exagerado de especiarias, que as Descobertas introduziram na Europa; conhecer as influências da Corte de Luís XIV, na mesa de D. Maria Francisca de Sabóia; como terá ficado intrigado com a preferência pela abundância de doces, que marcaram o receituário da mesa de D. Maria Ana de Áustria; puderam constatar a abundância e variedade de pratos servidos aos que se banqueteavam na mesa de D. Maria I, ou prezar a variedade de cortes de vegetais e a introdução das influências italianas na casa da rainha D. Maria Pia.
Foi um agradável regresso ao passado e um convite para se "sentarem" à mesa das rainhas!
Vídeo que acompanhou o evento [AQUI].