Agrupamento
Os alunos do AEAAV participaram, nos dias 12 e 13 de abril de 2024, no XII Encontro Nacional do Ensino Secundário de EMRC, em Bragança.
‘Eco(s) do coração’ foi o tema deste encontro, que serviu de pretexto para a descoberta da beleza da geografia, da cultura e das pessoas transmontanas. Ao longo dos dois dias, os alunos realizaram um jogo que permitiu conhecer o que se produz e se cria na sociedade transmontana, seja a nível dos produtos agrícolas (mel, pão, castanha, doçaria, etc.), seja a nível da investigação científica, conhecendo o que está a ser inventado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Os alunos percorreram um itinerário que os levou à descoberta dos vários sentidos, ouvindo (na Sé, assistiram a um curto concerto de órgão de tubos e ouviram, ao longo do percurso, a típica música transmontana, sob o encanto de caretos sempre omnipresentes), tocando (puderam conhecer e afagar um exemplar do ‘cão de gado transmontano’, raça autóctone), vendo (puderam elevar-se, nos ares, em balão de ar quente e observar a bela paisagem que se esconde atrás do Marão), provando (as várias texturas de pão, de doces e de outros produtos da região), cheirando (descobriram os diferentes aromas que servem de base aos sabonetes criados com os produtos autóctones da região) e sentindo o palpitar da vida, como ficou expresso no longo cordão humano, concretizado, à noite, nas muralhas do castelo, que têm a forma de um coração, visível do ar (esta experiência foi filmada por drone, que captou a luz das velas que cada participante possuía na mão).
Tendo sido uma atividade de nível nacional, proporcionou oportunidade para conhecer alunos de outras escolas de todo o país, e permitiu partilhar recursos, o que se visibilizou na articulação de transportes: os alunos do AEAAV partilharam autocarro com alunos e professores de outras cinco escolas: Águeda, Vagos, Oliveira do Bairro, Aveiro e S. Pedro do Sul.
Os ‘eco(s) do coração’ far-se-ão ouvir por prolongado tempo, pois as marcas positivas permanecerão no interior e no agir dos que participaram em mais esta iniciativa da disciplina de EMRC.