Visita ao Instituto Superior Técnico - Lisboa

Disciplina de Geometria Descritiva A

Saber mais

No dia 15 de abril de 2024, nós e os colegas do 10º e do 12° anos, por proposta e organização da disciplina de Geometria Descritiva A, realizámos uma visita ao Instituto Superior Técnico, em  Lisboa.

Foto_IST_1.jpgO objetivo da visita era proporcionar aos estudantes uma experiência que fosse esclarecedora das áreas do Técnico e respetiva vida académica. Após uma apresentação, muito clara e concisa sobre o IST, por parte de duas alunas do Núcleo de Apoio ao Estudante, que tão bem nos receberam, iniciámos o percurso previsto para a visita, divididos em dois grupos. Tivemos, assim, a oportunidade de explorar os diferentes departamentos, entre os quais o de Arquitetura, Engenharia civil, Engenharia aeroespacial e Engenharia eletrotécnica, para além de conhecer de perto as instalações e projetos em curso.

Ao vivenciarmos de perto o ambiente académico e as atividades desenvolvidas nesta instituição de ensino superior,  expostos a experiências práticas e teóricas que complementam o currículo escolar, não só ampliámos o conhecimento técnico, como estimulámos o nosso interesse pelas disciplinas estudadas no ensino secundário. Estas experiências são fundamentais para a decisão de prosseguirmos os estudos e para considerarmos, com conhecimento de fato, as carreiras nestas áreas promissoras.

No caso dos cursos de Arquitetura, Engenharia aeroespacial e Engenharia eletrotécnica, a visita permitiu-nos ainda explorar as áreas de estudo com mais profundidade e assim compreendermos os avanços tecnológicos e científicos a decorrer. Além disto, proporcionou-nos uma visão mais abrangente das exigências e desafios da vida académica nestas áreas que, com toda a certeza, trarão enorme retorno pessoal e profissional no nosso futuro.

Luana Ramos (11ºB)

 

No passado dia 15 de Abril fomos à cidade de Lisboa, numa visita guiada ao Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico. A visita foi realizada no âmbito da disciplina de Geometria-Descritiva A, com a intenção de nos proporcionar uma visão in loco da realidade académica e de trabalho produzido, numa das mais conceituadas instituições de ensino superior, nas áreas da Arquitetura e das Engenharias, de Portugal.

Após a apresentação de duas alunas do IST, que viriam a ser as nossas guias, o nosso grupo iniciou a visita com uma breve, mas muito informativa, apresentação acerca do Instituto. De seguida fomos em visita ao Departamento de Arquitetura e, após uma curta caminhada pelo Campus, ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica, onde nos foram demonstradas algumas experiências no campo do eletromagnetismo. A experiência que mais nos marcou consistiu na colocação de um segmento de um supercondutor sobre um pedaço de isolador térmico e um íman. Este preparado foi colocado num recipiente (também isolador térmico) com nitrogénio líquido. Após um curto período de tempo, foi retirado do recipiente e verificou-se que o supercondutor memorizou o campo magnético do íman e, portanto, manteve-se equidistante do íman durante algum tempo.

Procedemos depois a uma deslocação ao Departamento de Engenharia Aeroespacial onde nos foi mostrada uma série de protótipos de aeronaves não-tripuladas executados pelos alunos. No Departamento de Engenharia Mecânica, tivemos o privilégio de observar alguns carros (FST 11 e FST 12) desenvolvidos pelos alunos no âmbito do projeto Formula Student. Terminámos este périplo no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, onde nos foi apresentado um protótipo, ainda em desenvolvimento, de um veículo naval não-tripulado.

Em retrospetiva, esta foi sem dúvida uma visita de estudo muito importante, no sentido em que nos ajudou a ter uma ideia mais concreta daquilo que é o ensino superior, e que, sem dúvida nenhuma, superou as nossas expectativas. Assista ao vídeo [AQUI].

Pedro Abrantes (10º C)

No Video Files Selected.