10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos

Alunos unem vozes numa marcha de consciencialização pelos Direitos Humanos

Saber mais

Na ESAAV, a turma A, do 9º ano e a turma D, do 12º ano, organizaram uma Marcha pelos Direitos Humanos, correspondendo ao desafio lançado pela professora de História.

O desfile que fizeram no recinto escolar e que permitiu a expressão das suas preocupações pelo desrespeito pelos Direitos Humanos, terminou no Polivalente da Escola e culminou com a apresentação de um filme subordinado ao mesmo tema, elaborado pelos alunos do 12º D, na disciplina de Teatro.

As “palavras de ordem”, elaboradas pelos alunos, estão expostas na BE da Escola e no Polivalente da Escola sede.

Esta Marcha, pretendeu demonstrar que os «Direitos Humanos: O essencial de cada dia», lema de 2025, destaca a presença dos direitos humanos e sua influência direta na vida de todas as pessoas diariamente. Pretende-se reaproximar as pessoas dos direitos humanos, mostrar como eles influenciam a vida no dia a dia, muitas vezes de maneiras que passam despercebidas. Que os direitos humanos são positivos, essenciais e alcançáveis, e incentiva a identificar e compartilhar os elementos que conferem dignidade à vida e que estão relacionados com os princípios universais de dignidade, igualdade e justiça.

O Dia dos Direitos Humanos foi proclamado através da Resolução 423 (V) pela Assembleia Geral da ONU, a 4 de dezembro de 1950.

Vídeo da atividade [AQUI].

A coordenadora do DCSH, Fátima Sampaio e Silva