Agrupamento
No dia 24 de abril de 2024, na Escola Básica de São João de Loure, comemorou-se os 50 anos do 25 de abril com uma recriação histórica do dia.
O povo/alunos deslocaram-se ao Largo do Quartel do Carmo (frente da escola), onde discentes e convidados receberam cravos e cartazes elaborados pelos alunos do 1.º e 2.º ciclos. Assistiram ao coro e coreografia de canções de intervenção - "E depois do Adeus", "Grândola Vila Morena" e "Venham mais cinco". De seguida deu-se a encenação "O que aconteceu no Largo do Carmo", com a participação do povo/alunos com frases bem conhecidas ("Povo unido, jamais será vencido" e "Viva a Liberdade").
Após um momento de convívio com "O povo e o MFA", onde todos partilharam o lanche, a comunidade escolar rumou à biblioteca para apresentação de trabalhos no âmbito do tema, onde puderam visitar espaços recriados e participar nas atividades dinamizadas.
O dia terminou com a inauguração da escultura "50 anos do 25 de abril", construída pelos alunos da turma I do 9.º ano.
Este evento foi antecedido por uma palestra - "As conquistas de abril no feminino" - com a Dra. Carla Tavares, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), no dia 19 de abril, na Biblioteca Escolar de Sâo João de Loure.
Todas as oficinas do 1.º ao 9.º ano, participaram neste projeto de escola.
Segue-se uma reportagem em [VÍDEO], elaborada pelos alunos do 2.º ano CP de Multimédia, que resume este dia memorável.
Parabéns a toda a Comunidade Educativa de São João de Loure, pela sua participação ativa e de excelência.
Os professores de S. João de Loure