DAC 1

9º E, F, G e H

Saber mais

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro a Escola Secundária de Albergaria-a-Velha proporcionou aos seus alunos das turmas do 3.º Ciclo uns dias diferentes em que o tradicional trabalho de sala de aula foi substituído pelo espaço exterior e por um conjunto de atividades que se pretendia transversal e que promovessem de uma forma mais intensa a interação e  articulação entre as várias disciplinas do currículo.

Todo o trabalho foi previamente planificado e estruturado nas semanas anteriores pelos professores dos vários grupos-equipa. Tendo sido estabelecidas estratégias, planos de ação e atividades a desenvolver.

Assim, no primeiro dia, as turmas do 9.º passaram uma manhã diferente nas instalações do Arquivo Municipal e no Posto de Turismo. No primeiro foram brindados com um conjunto de atividades que lhes permitiram ter uma panorâmica global acerca da importância e valor de um arquivo municipal. No segundo, foram guiados por uma responsável, a qual levou os alunos numa visita guiada pelos aspetos mais relevantes acerca da história da região de Albergaria-a-Velha, mesmo desde a pré-história até aos nossos dias; podendo visualizar artefactos físicos e apresentações digitais, tudo muito bem enquadrado num espaço envolvente e acolhedor.

No segundo dia os alunos voltaram à sala de aula mas agora com o propósito de elaborarem um conjunto de questões da sua autoria, envolvendo as disciplinas todas, que posteriormente seriam utilizadas na implementação do jogo da glória no dia seguinte. As turmas dividiram-se em grupos de 2 ou 3 alunos e os delegados e subdelegados estiveram todos reunidos para os preparativos finais, envolvendo a articulação de todo o trabalho desenvolvido; sendo tudo supervisionado pelos professores dos grupo-equipas respetivos.

No último dia, antes da interrupção do Natal, as turmas passaram a manhã no pavilhão gimnodesportivo da escola no qual se fez a construção de um jogo da glória em tamanho gigante no qual o peão foi substituído por um aluno. As turmas tiveram possibilidade de o percorrer várias vezes, sendo desafiadas a testar os seus conhecimentos das várias disciplinas pela análise das questões elaboradas pelos colegas de outras turmas. Foram momentos de boa disposição e de um convívio diferente, mas complementar, entre professores e alunos.

As turmas apresentaram-se, na generalidade, com interesse, vontade e boa disposição para as atividades que lhes foram propostas, tendo seguramente sido uma mais valia e causado a construção de boas memórias da sua vida escolar para aqueles que a isso se predispuseram.