À descoberta da Alsácia

Visita de estudo - ensino secundário

Saber mais

Respondendo à proposta do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, entre os dias 13 e 15 de março, 36 alunos do ensino secundário, acompanhados por 5 professores, realizaram uma visita de estudo a França, particularmente a Alsácia.

Colmar foi o ponto de partida da visita, onde tiveram oportunidade de conhecer a cidade que teve o seu auge enquanto posto comercial e porto de rio, no século XVI, que a marcou pelos longos canais pitorescos, por onde exportavam o vinho – granjeando por isso o título  de “Petit Venise”.

Já no “cruzamento da Europa” – Estrasburgo- em visita ao bairro da Europa, conheceram edifícios das principais instituições europeias – Conselho da Europa, Tribunal dos Direitos Humanos e sede do Parlamento Europeu; neste edifício de linhas futuristas e onde é possível observar diversos símbolos da construção da Europa, da União e da Democracia, assistiram, no hemiciclo, a um momento da sessão "Euroscola". Na visita ao centro histórico da cidade, o destaque foi para a visita à catedral, a maison Kammerzell, o bairro Petite France, as Ponts-Couverts, quais vigilantes e defesas da cidade no rio l’Ill e a visita ao museu Alsaciano, cujas exposições demonstram o modo de vida quotidiano e as tradições locais.

A visita ao memorial Natzweiler-Struthof, um campo de concentração nazi, localizado nos Vosges, o único campo nazi localizado no atual território francês. O campo foi estabelecido especialmente para receber os atingidos pelo Nacht und Nebel, o édito de Adolf Hitler, que  especificava a condenação de  integrantes dos movimentos de resistência. Estima-se que cerca de 22 000 morreram no campo e seus subcampos.

O mosteiro do Mont Sainte-Odile e a aldeia mais bonita da Route du Vin, Riquewihr, verdadeiro museu ao ar livre do vier e das tradições vinhateiras da Alsácia, foram o culminar da visita, uma “aventura” que teve neve, fomentou o convívio e se desenvolveram aprendizagens de natureza (inter)disciplinar e experiências, que certamente, ficarão para a vida.

Estão todos de parabéns, pela forma ordeira e empenhada com que todos os nossos alunos que participaram da visita.