E2030 Project Infinity

Cimeira Sobre o Futuro da Educação

Saber mais

IMG_20241210_144737.jpgO AEEAV esteve representado no “E2030 Project Infinity - Students and Teachers Summit”, uma Cimeira Sobre o Futuro da Educação, que teve lugar em Paris, entre 9  e 12 de dezembro de 2024.
Os alunos do Curso de Multimédia, Mariana Salazar, Rodrigo Pereira e Sérgio Marques, acompanhados pelo professor coordenador, Paulo Calhau, apresentaram o projeto Break The Wall, procurando refletir sobre Saúde Mental no ambiente Escolar. Trabalhado durante cerca de 1 ano em conjunto com escolas internacionais, este projeto foi construído com base em pesquisas e inquéritos junto das comunidades locais, consultando técnicos especialistas e também entrevistando académicos, designadamente investigadores.
Em Paris, Break The Wall foi alvo de atenção em diversos momentos, nomeadamente num teaser de 3 minutos junto de uma plateia de centenas de pessoas e posteriormente apresentado na sua amplitude, juntamente com a escola parceira Shenghua Zizhu Academy, Shanghai, China, para grupos mais pequenos, seguido de debate. Com os resultados obtidos foi possível identificar as fragilidades e apontar algumas soluções ao futuro, que foram apresentadas nas considerações finais junto de cerca dos 300 participantes no auditório e cerca de 400 participantes remotamente, oriundos de diversas nacionalidades e zonas do globo.
A par dos projetos desenvolvidos pelos alunos houve lugar a reuniões de trabalho entre professores, diretores educativos e investigadores. Estes trabalhos, dirigidos pelo presidente do Comité de Políticas Educativas da OCDE, João Costa (ex-ministro da educação português), deixaram vários contributos, valorizando as aprendizagens baseadas em projeto, desenhando uma educação cada vez mais inclusiva, inovadora, colaborativa, empática, criativa e empreendedora, uma educação para todos, apontada aos desafios do futuro.
Ainda durante estes dias de cimeira, cada uma das equipas, representado o seu país e a sua região tiveram a possibilidade de apresentar alguns elementos identificativos da sua cultura e tradições. Assim aconteceu com estes alunos, que apresentaram um conjunto de imagens promovendo a História de Portugal, mas também a região de Aveiro e Albergaria-a-Velha em particular, através dos biscoitos Turcos e dos Moinhos da região.
Estes 3 intensos dias tiveram lugar nos espaços da OCDE, no entanto esta equipa teve ainda a possibilidade de percorrer espaços e monumentos emblemáticos da cidade de Paris, tais como a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Catedral Notre Dame e o Museu do Louvre.