Agrupamento
Há 80 anos, em 27 de janeiro de 1945, foram libertados os prisioneiros sobreviventes do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau. Em 1 de novembro de 2005, através da resolução 60/7, a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu a data de 27 de janeiro para assinalar como o Dia em memória das vítimas do Holocausto. Essa resolução condena todas as formas de "intolerância religiosa, incitação, perseguição ou violência contra pessoas ou comunidades baseadas na sua origem étnica ou crença religiosa" por todo o mundo.
Em 2024, o chanceler Olaf Scholz disse que "o dia 27 de janeiro chama por nós; mantenham-se visíveis, sejam audíveis contra o antissemitismo, contra o racismo, contra a misantropia e pela nossa democracia ".
O tema em 2025 é "A memória do Holocausto e a educação para a dignidade e os direitos humanos".
Na ESAAV, os alunos das turmas do 12° e 11° anos, do Curso de Línguas e Humanidades foram "desafiados" pela professora Fátima Sampaio, para elaborarem trabalhos que cumprissem os objetivos do Dia da Memória, expostos na BE.
Em colaboração com a professora Anabela Alves, diretora das BE's, foram escolhidos poemas sobre o Holocausto, que foram apresentados /lidos às turmas, por alunos do 9°A e 11° D.
No polivalente da ESAAV foram expostos os poemas escolhidos e um conjunto de imagens de Memoriais de diversas cidades da Europa, para que nunca se esqueça a mancha mais negra, deixada pela ditadura nazi, na História da Humanidade.

