Agrupamento
‘Gótico’, ‘árvore de Jessé’, ‘Talha dourada’ passaram a ser expressões com novo significado para os alunos de quinto ano de EMRC que participaram na visita ao Porto, realizada no dia 9 de abril. A visita ao Porto, realizada no contexto da disciplina de EMRC e contando com a colaboração de professores de Português/HGP, de EVT e de Matemática/Ciências, conjugou conhecimento, partilha, encontro e dimensão lúdica.
Os noventa alunos participantes conheceram a história da bela igreja de S. Francisco, que, desde o século XIV, afirma a originalidade do Porto e a sua autonomia perante os que a queriam impedir de ser autêntica. Sendo um dos mais belos exemplos da decoração barroca com talha dourada, a visita a esta igreja foi acompanhada por uma guia que fez ‘falar’ as paredes e permitiu um conhecimento vivo da arte ali presente.
Após a visita à Igreja e à sua história, os alunos conheceram, brevemente, a história da ordem franciscana e da ordem terceira a que esta Igreja está ligada, assim como as catacumbas, criadas entre meados do século XVIII e do século XIX.
Seguiu-se o cenário para o almoço, numa breve visita ao parque que enquadra o Pavilhão ‘Rosa Mota’, que, como afirmava um dos alunos participantes, afinal, hoje, ‘já não é nem Palácio, nem de cristal’. O conhecimento do espaço permitiu reconhecer que o nome permanece, evocando edifício ali existente entre 1865 e 1951 e demolido para dar lugar ao que é, atualmente, um espaço para concertos e outros eventos, como as feiras do Livro.
Após o almoço, os alunos puderam derivar para outro âmbito da visita, participando nas atividades previstas no Sealife, onde o conhecimento promove o desenvolvimento de comportamentos ecologicamente sustentados e sustentáveis.
Regressados à escola, os alunos realizaram, em contexto de aula, um breve jogo de avaliação que permitiu apreciar e reforçar os conhecimentos adquiridos.