Agrupamento
Os alunos do oitavo ano de EMRC do agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha concretizaram, no dia 19 de março, mais uma edição (realizada desde 2010) de ‘emrc – disciplina carbono zero’. Neste contexto, os alunos plantaram, no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Socorro, mais de 60 árvores, sobreiros e carvalhos, entre ofertas da autarquia e árvores resultantes de sementeira feita em outubro, momento do início deste projeto.
‘EMRC – disciplina carbono zero’ é um projeto que já tem mais de uma década, e que pretende desenvolver nos alunos participantes uma verdadeira atitude de cuidado para com toda a criação. Para tal, os professores de EMRC distribuem pelos alunos das turmas de oitavo ano, no início do ano letivo, cinco bolotas e cinco recipientes para que possam ser semeadas e cultivadas, num total superior a 500 sementes. Em março, são plantadas as árvores resultantes dessa sementeira realizada cerca de cinco meses antes e outras árvores cedidas pela autarquia, entidade parceira do projeto, assim como o Santuário de Nossa Senhora do Socorro, a paróquia de Albergaria-a-Velha e a Casa Diocesana.
A iniciativa, que envolveu mais de 60 alunos e 5 professores, com o apoio técnico da autarquia, pretende sensibilizar para os valores que concernem à ‘ecologia integral’, defendida pela ética cristã e promovida pelo Papa Francisco, e incluiu, ainda, a realização de caminhadas entre a escola e o santuário e de regresso, com o acompanhamento da GNR.
Ao longo do dia, os alunos conheceram o santuário, em sessão orientada pelo sr. Diamantino, da Comissão que zela pelo recinto, e a história da casa diocesana, através de uma caça ao tesouro que terminou com a busca do verdadeiro tesouro: os outros.
Na casa diocesana, os alunos conheceram a beleza do espaço que convida ao recolhimento e à interiorização, atitudes urgentes para o fomento de uma juventude mais feliz e realizada, convicta de que a felicidade nasce do encontro com os outros, o mundo e o transcendente.
Nesta edição, os professores de EMRC contaram, ainda, com a colaboração e envolvimento ativo das docentes Ana Luísa Simões, de Geografia, e Margarida Rodrigues, de Matemática.