Exposição de fotografia

“Floresta Portuguesa – Um olhar mais atento”: Exposição de fotografia na Escola Secundária

Saber mais

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, a professora Isaura Reverendo, docente de Biologia e elemento da equipa da Biblioteca Escolar, propôs a vinda da exposição de fotografia de Lísia Lopes, fotógrafa e bióloga do herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e de Rosa Pinho, investigadora do Departamento de Biologia e curadora do Herbário da Universidade de Aveiro.
As professoras de Biologia Ana Paula Almeida, Aurora Reverendo, Helena Ferreira e Sílvia Ferreira criaram posters informativos das principais espécies presentes na exposição.
A montagem da exposição esteve a cargo das autoras e curadoras Lísia Lopes e Rosa Pinho.
O espólio desta exposição é de uma extraordinária qualidade científica e artística, no entanto, devido à falta de espaço, foram expostas algumas das fotografias mais representativas da floresta autóctone.  
Agradecemos às autoras Lísia Lopes e Rosa Pinho e ao Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro esta oportunidade oferecida à nossa comunidade escolar. 
É urgente e imprescindível a conservação e alargamento das espécies da nossa floresta autóctone, a multiplicação de habitats ricos em biodiversidade e a consolidação de barreiras naturais para proteger as comunidades.
No recinto da Escola Secundária temos imponentes representantes da nossa floresta autóctone! Será que conseguem identificar!
Brevemente, surgirão novos desafios da BESA para descobrir as fabulosas árvores!
Entretanto, requisitem livros e vivenciem “olhares” mais poéticos sobre as árvores, como fizeram os nossos autores MAIORES – Luís Vaz de Camões, José Saramago, Miguel Torga e muitos outros…


A um carvalho
Eis o pai da montanha, o bíblico Moisés
Vegetal!
Falou com Deus também,
E debaixo dos pés, inominada, tem
A lei da vida em pedra natural!
Miguel Torga, in “Diário V”