Agrupamento Destaque
No passado fim-de-semana (19 a 21 de abril) realizou-se a primeira Game Jam 2024 - AEAAV sob o lema “Game Jam for Fun”, na sede do nosso Agrupamento, onde numa jornada (quase) ininterrupta de 48 horas, 10 equipas (30 alunos) envolveram-se afincadamente numa maratona de conceção, desenho, programação, desenvolvimento e prototipagem de um novo videojogo, sob o tema «As alterações climáticas», num ambiente de colaboração, partilha e cooperação entre os membros das equipas mas, também, interequipes.
Aos participantes, dito de outra forma, aos criadores de jogos, coube-lhes trazerem os seus computadores de trabalho, sacos-cama, uma ou duas mudas de roupa, o seu material de higiene pessoal e claro os seus «aperitivos» para a longa jornada de trabalho e de criatividade. A organização, os docentes do grupo 550 - Informática, mais os alunos do 1F e 2F (curso profissional de TGPSI) responsabilizaram-se e mobilizaram-se na demanda de patrocínios para o evento, na gestão e no planeamento da organização deste, tanto ao nível tecnológico das infraestruturas de rede e de plataformas, como ao nível da logística da alimentação, os meios do edificado do evento (condições de acantonamento, de ludicidade e de trabalho para os participantes/criativos), como na consultoria técnica de questões tecnológicas das equipas. Este esforço consubstancializou-se com funcionárias e docentes (de outros grupos) a voluntariar-se para ajudar na cantina; com docentes de informática a acantonar, conjuntamente com as várias equipas de alunos de TGPSI; parcerias com equipas de alunos de outros cursos em atividades durante o dia (Técnico de Saúde e Técnico Comercial);... Um regalo e um orgulho nestas diversas equipas que atuaram de forma orquestrada e harmónica, ao longo de todo este evento.
Em síntese, a Game Jam 2024 principiou pela receção e acolhimento dos participantes na sexta-feira. Prosseguindo, pelas 19h com um painel de palestrantes (patrocinadores, representantes de uma empresa de jogos do Porto como da nossa escola). Somente no final, é que foi comunicado o tema agregador da Game Jam, pelo nosso principal patrocinador – a empresa Jade Creaction – «As alterações climáticas». Subsequentemente, as equipas iniciaram os seus processo criativos de discussão de ideias, de articulação de narrativas e de design, de opções de programação e design, de assentar e distribuir tarefas, de escolhas de plataformas tecnológicas; de métodos de organização e gestão de trabalho, colaboração e entreajuda, etc. Após o jantar, algumas equipas já avançavam para um tatear das possibilidades criativas ao nível do design, da narrativa do jogo e da programação. Algumas equipas ficaram a trabalhar noite dentro, enquanto noutras restavam os jammers noctívagos. O dia de sábado correu a todo o vapor com as equipas a darem o seu melhor, com trocas de impressões, inclusive, com membros de outras equipas, num espírito de entreajuda. Finalmente, no domingo pelas 14h30 terminou o tempo de criação, tendo as equipas de carregar os jogos desenvolvidos/prototipados para uma plataforma específica de demonstração. Todas as equipas concluíram a Game Jam For Fun com sucesso nesta maratona de programação, na qual os alunos do ensino secundário se revelaram uns valentes.
Pelas 16h, iniciaram-se as apresentações públicas dos produtos finais desta árdua maratona criativa, com a presença orgulhosa de familiares de alunos, amigos, os professores da escola de Estarreja, além do júri independente. Concluindo, foram distinguidas três equipas, todavia estão todas de parabéns, pois todos superaram o desafio, ficando alinhados os três primeiros classificados, da seguinte forma:
1º RDK (Clim'Pocalipse) – Agrupamento de Escolas de Estarreja
2º NoName (Be the hero) - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
3º The Fingers (Finger Temperature) - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
O nosso agradecimento a tod@s aqueles que colaboram, contribuíram para a realização deste exigente evento, bem como aos nossos patrocinadores (Intermarché, Re@ge, Jade, Delta, Resende e Seixas, Mindera, Print4Fun3D e Supersell).