História e tradições

Caminhada dos Horrores

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O Halloween foi comemorado na Escola Básica de São João de Loure de forma muito especial, com o objetivo de proporcionar a todos os seus alunos um momento de aula diferente, onde a aprendizagem e o desenvolvimento de competências decorreu, em grande parte, ao ar livre, de forma lúdica, interativa e muito divertida, envolvendo a biblioteca da escola, uma grande interdisciplinaridade e possibilitando um olhar mais atento sobre os trabalhos de Halloween realizados pelos alunos dos diferentes ciclos, no âmbito de diferentes disciplinas, expostos em lugar de destaque na escola.

Inserida no projeto “Caminhadas Temáticas e Imersivas”, a “Caminhada dos Horrores” juntou a magia do Halloween ao conhecimento, à aprendizagem, à reflexão, à atividade física e à promoção de estilos de vida saudáveis, interligando tradições de diferentes culturas com o “horror” das estatísticas relacionadas com a saúde mental das crianças e jovens em Portugal e com os “horrores” da história de Portugal e do mundo, como sejam o trágico Regicídio do Rei D. Carlos e o doloroso  “Pé de Trincheira” na 1ª Guerra Mundial.

Realizada no dia 30 de outubro, a organização desta atividade, proposta pela professora Carla Sereno, contou com um forte envolvimento dos SPO, nomeadamente da psicóloga Soraia Ferreira, da professora Luísa Fernandes, enquanto coordenadora da escola, da professora Fátima Pinho, que leciona a disciplina de história, contando ainda com a colaboração de todos os docentes do 1.º ao 9.º ano da EB de SJL, a qual envolveu diretamente também os alunos do 9.ºI, que colaboraram ativamente na sua planificação, preparação e operacionalização.

Esta atividade culminou com a realização de um lanche partilhado por toda a comunidade educativa, para deleite dos alunos, com iguarias tradicionais da época e da região, como foram as papas de abóbora, confecionadas pelo núcleo da educação especial. Houve ainda lugar para a entrega de doçuras aos alunos do 1º ciclo por parte de um grupo de encarregados de educação.

Sem dúvida, momentos que ficam e que transformam a escola num local aprazível e propício à aprendizagem de competências de natureza transversal, como espírito de equipa, atenção conjunta, apoio inter-pares, escuta e envolvimento emocional, e a aprendizagem de conceitos determinantes de uma forma lúdica e pedagógica, potenciando-se experiências enriquecedoras e de inúmero valor para o desenvolvimento infanto-juvenil.

Vídeo do evento [AQUI]