Projeto de Intervenção Solidária

Dia dos Direitos dos Animais

Saber mais

O Projeto de Intervenção Solidária para o ano letivo 2025/26, no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV), foi criado com o intuito de alertar e sensibilizar os alunos e respetivas famílias para a problemática do abandono de animais, da importância da esterilização e da adoção consciente.

Neste âmbito, teve como ponto de partida o lançamento oficial/ apresentação a nível nacional do novo livro, “Lucy, uma história de esperança”, da autora e ilustradora de diversas obras infantis e juvenis, Tânia Bailão Lopes.

Na escola, foi levada a cabo a venda solidária de livros, tendo parte da verba revertido no apoio às cuidadoras individuais de colónias de gatos de rua, Daniela Bastos (do Projeto “Albergatus”) e Niara M. Bastos, de Albergaria-a-Velha.

As palestras de apresentação e interpretação do livro – conteúdo e imagens, promovidas pela própria autora, destinaram-se a alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade. O público alvo, abrangeu cerca de 600 discentes.

Atendendo à dimensão da atividade, realizou-se no Cineteatro Alba, no dia 10 de dezembro, dia dos Direitos dos Animais.

A obra, baseada numa história real de uma gata abandonada provocou empatia geral, despertou sentimentos que oscilaram entre a indignação e a aflição, culminando num sopro de esperança e alegria.

A dramatização, os diálogos, as personagens e as pessoas presentes no palco mostraram, a uma só voz, que todos juntos, podemos criar uma consciência contra a indiferença e despertar os jovens para a causa animal.

Almejando continuar a promover o espírito solidário, foi lançado o repto para a recolha de bens a favor dos gatos de rua.

Marta Assis