Sessão de sensibilização para a Robótica e Programação

... com recurso ao VinciBot

Saber mais

No passado dia 11 de dezembro, todas as turmas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, da Escola Básica de S. João de Loure, deslocaram-se à sua Biblioteca Escolar onde realizaram um workshop com recurso ao robô VinciBot. Esta iniciativa pensada e organizada pelos professores de Matemática/Ciências da Natureza, Matemática e TIC consistiu numa atividade com objetivos de sensibilização para a robótica e programação. As várias sessões que decorreram ao longo da manhã foram dinamizadas pelos Centros de Competência TIC da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Viseu que são estruturas da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) que têm como missão apoiar as escolas na integração curricular das TIC, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências digitais na educação.

A atividade com os alunos consistiu numa abordagem inicial sobre a importância e pertinência do desenvolvimento de competências nestes campos da robótica e programação, com uma demonstração com o robô mBot à qual os alunos fizeram questão de acrescentar a partilha de alguns trabalhos realizados na escola na disciplina de TIC (mecanismo com motor que realizava grafismos, utensílios criados a partir de “lixo tecnológico” e jogos criados no computador). O foco de cada sessão foi a utilização do robô Vincibot pelos alunos onde tiveram que programar previamente numa linguagem de programação por blocos, no computador, passando depois o código criado para o robô para este executar os comandos definidos. Os alunos trabalharam as dinâmicas de programação e da utilização do robô, ficando a conhecer algumas das muitas potencialidades e valências que o Vincibot tem, nomeadamente para o trabalho na Matemática, no campo da Geometria no Plano, uma vez que este dispositivo permite a colocação de um marcador e que ao deslocar-se irá deixar um rasto, podendo assim ser programado para desenhar polígonos.

O feedback deixado pelos alunos no final de cada sessão foi muito positivo, manifestando a sua satisfação pela realização da atividade. Foi visível o interesse e a curiosidade despertados no decorrer dos trabalhos realizados, assim como, o empenho aplicado na realização dos desafios.