Testemunhos que Marcam: Liga-te ao que Queres Ser

Ex-alunos regressam para inspirar os futuros profissionais de TGPSI

Saber mais

Na passada segunda-feira, dia 19 de maio, a professora Ana Esteves organizou uma iniciativa especial para os alunos do 1.º ano do curso de TGPSI (Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos), convidando quatro ex-alunos a partilharem os seus testemunhos e trajetos profissionais.

Com o cuidado de apresentar quatro percursos distintos, a professora Ana procurou mostrar a diversidade de caminhos que este curso pode proporcionar. Os convidados - Patrícia, Daniel, Andrey e Ruben - deram voz a histórias reais, cheias de superação, escolhas e conquistas.

A Patrícia, após terminar o 12.º ano, ingressou no CTeSP em Automação Robótica e Informática Industrial na ESAN - Universidade de Aveiro. Neste momento trabalha na empresa Selmatron como projetista elétrica. Durante o seu testemunho, fez questão de incentivar as alunas presentes a não desistirem, mesmo sendo poucas no curso, partilhando a sua própria experiência de resiliência e sucesso.

O Andrey, depois de uma experiência profissional na Jobra, emigrou para França, onde trabalhou na área da construção civil. Após regressar a Portugal, decidiu investir na sua formação e ingressou no CTeSP em Cibersegurança na Universidade de Aveiro. Atualmente, trabalha na empresa S21 sec.

O Ruben é, atualmente, aluno do CTeSP em Redes e Sistemas Informáticos, tendo dado continuidade ao seu percurso académico logo após terminar o secundário.

Já o Daniel, depois de concluir a licenciatura em Engenharia Informática em Coimbra e de uma passagem pela empresa Love Tiles, decidiu empreender e fundou a sua própria marca, a MayBit.

Após os testemunhos, houve espaço para perguntas e interação com os alunos, que foram prontamente esclarecidas pelos convidados. A Patrícia ainda surpreendeu todos com a distribuição de brindes, uma gentil oferta da empresa Selmatron, onde atualmente trabalha.

O feedback dos alunos foi extremamente positivo. A aluna Rafaela comentou:

“Eu gosto do curso e esta simples conversa deu-me força para continuar e lutar pelos meus sonhos.”

O aluno Guilherme Rezende também partilhou a sua motivação:

“Quero seguir um caminho ligado à arte para jogos digitais e estes testemunhos deram-me ainda mais força para continuar.”

A Escola agradece a todos os presentes, especialmente aos ex-alunos, pela sua disponibilidade e inspiração. Iniciativas como esta são enriquecedoras e fundamentais para ajudar os alunos a visualizar o seu futuro e a acreditar no seu potencial.