"Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis".
J. Norley
Objetivos
O Gabinete de Apoio ao Aluno tem por objetivo disponibilizar aos alunos meios que
lhes permitam dialogar sobre:
- problemas decorrentes das relações com a família, os amigos, os professores,
- dúvidas sobre a sexualidade, drogas, relações afetivas,
- conflitos com os pais,
- projetos de vida, orientação escolar e
- questões de natureza social,
- num clima de abertura, disponibilidade, confiança e confidencialidade.
Pretende-se assim, oferecer aos alunos um espaço de diálogo e reflexão, a que os alunos podem espontaneamente aceder, de forma a:
- contribuir para a inserção dos alunos na Escola;
- apoiar o desenvolvimento harmonioso e integral dos alunos;
- contribuir para o desenvolvimento de atitudes responsáveis;
- incrementar boas relações entre os alunos e os restantes elementos da comunidade educativa / promover um bom clima de Escola;
- promover a educação para a cidadania, para os valores e para os hábitos saudáveis.
As áreas de intervenção do GAA são:
- Autoestima e motivação;
- Educação sexual/sexualidade;
- Absentismo;
- Bullying e violência;
- Problemas comportamentais(indisciplina);
- Abandono escolar;
- Insucesso escolar.
O encaminhamento poderá ser efetuado, mediante o preenchimento da Ficha de Encaminhamento.
Equipa
O GAA é composto por uma professora coordenadora (prof. Ângela Moreira) e por uma equipa de docentes.
O professor coordenador do GAA é responsável pela coordenação da equipa e pela ligação e articulação com outras estruturas de orientação educativa (nomeadamente, os diretores de turma, a Direção, SPO , …) e com instituições exteriores à escola (Centro de Saúde, …).
O professor coordenador efetuará um relatório anual, onde conste, entre outras, a incidência do número de situações acompanhadas, bem como a eficácia das soluções encontradas.
Horário de funcionamento
O Gabinete funcionará durante as atividades letivas, de acordo com os seguintes horários:
Horário SJL [AQUI]
Horário Escola Básica [AQUI]
Horário Escola Secundária [AQUI]