Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
- O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;
- O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa;
- A orientação escolar e profissional.
Atribuições
- Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.
- Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.
- Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
- Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.
- Colaborar com outros serviços, nomeadamente no apoio à celebração de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional.
- Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.
O encaminhamento poderá ser efetuado, mediante o preenchimento do Pedido de intervenção do SPO.
Mais informações [AQUI]
Orientação Escolar e Profissional
Um dos aspetos essenciais na vida do aluno prende-se com a sua escolha académica e profissional, sendo a Orientação Escolar e Profissional um processo integral e contínuo que tem como principal propósito o de preparar o aluno para uma escolha refletida e consciencializada no que concerne ao seu futuro próximo.
A [apresentação] 12º ano...que caminho vou seguir vai ajudar (e muito) nesta fase.
Conhece! Pondera! Reflete! Decide!